Para compartilhar...

Trecho retirado do livro Rememórias Dois de Carmo Bernardes (APUD BORTONI-RICARDO, 2006)

"Entrei numa lida muito dificultosa. Martírio sem fim o não entender nadinha do que vinha nos livros e do que o mestre Frederico falava. Estranheza colosso me cegava e me punha tonto. Acho bem que foi desse tempo o mal que me acompanha até hoje de ser recanteado e meio mocorongo. Com os meus, em casa, conversava por trinta, tinha ladineza e entendimento. Na rua e na escola _ nada; era completamente afrásico. As pessoas eram bichos do outro mundo que temperavam um palavreado grego de tudo.
Já sabia ajuntar as sílabas e ler por cima toda coisa, mas descrencei e perdi a influência de ir à escola, porque diante dos escritos que o mestre me passava e das lições marcadas nos livros, fiquei sendo um quarta-feira de marca maior. Alívio bom era quando chegava em casa.
Os meninos que arrumei para meus companheiros eram todos filhos de baiano. Conversavam muito diferente do que estava escrito nos livros e mais diferente ainda da gente de minha parentalha. Custei a danar a aprender a linguagem deles e aqueles trancas não quiseram aprender a minha. Faziam era caçoar. Nestes casos, por exemplo:eu falava "sungar", os meninos da rua falavam "arribar", e mestre Frederico dizia "erguer". Em tudo o mais era um angu-de-caroço que avemaria.
Um dia cheguei atrasado e dei a desculpa de que o relógio lá de casa estava "azangado". Aí o mestre entortou o canto da boca e enrugou o couro da testa e derreou a cabeça e ficou muito tempo assim de esguelha fisgado em mim, depois estatalou:
_O relógio está o quê?!!
Ah, meu Deus...Tampei a cara com o livro, e uma coceira descomedida nas popas me pôs a retocar e a esfregar no banco, como quem tinha panhado bicho. Um menino que gostava muito de mim foi me salvar e embaraçou-se todo também:
_Ele está dizendo que o relógio da casa dele "escanchelou"!
Mestre Frederico derreou a cabeça para o outro lado e tornou a estralar:
_ O quê!!!
Ajuntou a boca no maior afinco de estancar um riso quase vertente, ínterim em que a risadagem já ia entornando na sala toda.
_Silên...cio!...
E, peculiamente, a palmatória surrou miúdo no tampo da mesa.
Em tudo o mais era nesse teor. Era _ não: é. Vivi até hoje empenhado na peleja mais dura, com o viso de me acostumar a falar de acordo, e não sou capaz. Em estando muito prevenido é que às vezes dou conta de puxar mais ou menos os efes e erres, assim mesmo sujeito a desastrosas silabadas (...)
Só desaçaimado de tudo quanto é fiscalização de regras e formas, sou capaz de ajeitar uma prosa sofrível. Aí vou desalojando de dentro de mim as palavras e as formas que trago na massa do sangue, olvido o mundo que me cerca e me engolfo numa lembrança qualquer mal apagada e, assim, às vezes arrumo uma escrita que não enfada muito."

Alfabetização e Linguagem em Brazlândia




Re... Rever + repensar + recriar = RECEBER

Relendo o primeiro texto que postei, O desafio, percebo que o seu título remete a algo trabalhoso, difícil, monstruoso e que essa idéia foi gerada por um preconceito, no sentido de pré-conceito, porque no início da tutoria ainda não vislumbrava o que me aguardava; não conhecia as minhas turmas e não imaginava o quanto tínhamos para construir e partilhar. Com o tempo, vi que o desafio, ah, o desafio, era um maravilhoso presente que me pedia para ser aberto. Como foram fantásticos os encontros na UnB e na EAPE, como aprendi e fui incentivada a construir novos conhecimentos. De todas as aulas com os cursistas, saí renovada e melhorada; eles muito me ensinaram e contribuíram para que os encontros fossem momentos de troca, de partilha de conhecimentos e de experiências. Devo ressaltar que, em um deles, a Ana Maria, professora de Matemática, disse ter sentido desejo de aprender mais sobre o funcionamento da língua portuguesa e de cursar Letras! Relembrando o que sugere Oswaldo Montenegro na letra da música A lista, faço hoje uma lista dos grandes amigos e posso acrescentar pelo menos mais 50: aí vão os cursistas, meus caros companheiros tutores do DF e do GO, os brilhantes professores da UnB, as super poderosas coordenadoras da EAPE, a equipe do CFORM, minha chefia e amigos do trabalho. Ter tantos amigos novos já é um resultado suficiente como recompensa por um trabalho de muita dedicação, mas, como Deus sempre nos surpreende, ainda levo um fruto inestimável - a aprovação na seleção para o Mestrado em Linguística da UnB. Assim, repensar a tutoria do Curso Alfabetização e Linguagem é enxergar um imenso portal que se abriu para mim. Obrigada a todos vocês que fizeram possível esse sonho!